top of page
  • Foto do escritorDra. Nathália Lins Pontes Vieira

Câncer de Intestino e Reto

O câncer colorretal é a primeira causa de câncer no aparelho digestivo, e terceira entre todos os cânceres no Brasil. São tumores malignos que aparecem no intestino ou no reto, na maioria das vezes provenientes de pólipos. Acometem tanto os homens quanto as mulheres, sendo mais comuns a partir dos 50 anos. Mas as mudanças no estilo de vida e na alimentação, estão aumentando a incidência na população mais jovem.




Principais sintomas


Os principais sintomas são: alteração no hábito intestinal (constipação ou diarreia), dor abdominal, sangramento nas fezes e perda de peso.


Fatores de Risco


Entre os fatores de risco, destacam-se: tabagismo, obesidade, sedentarismo, dieta rica em proteína animal e/ou industrializados, história pessoal e familiar de câncer, e algumas doenças genéticas.

Tratamento


O melhor tratamento indicado depende da localização do tumor, mas na maioria das vezes é cirúrgico. Alguns tumores no reto exigem radioterapia e quimioterapia antes da cirurgia. Às vezes é preciso complementar o tratamento com quimioterapia após a retirada do tumor.


Com o desenvolvimento de estudos, o avanço das técnicas cirúrgicas e das opções de quimioterapia, o câncer colorretal apresenta boas taxas de cura.


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page