top of page
  • Foto do escritorDra. Nathália Lins Pontes Vieira

Fissura Anal

A fissura anal é como um corte na borda do ânus, geralmente consequente a um trauma na hora da evacuação. Por isso é mais frequente em pessoas constipadas, mas também podem ocorrer por episódios de diarréia. Seus sintomas são dor e sangramento anal.




Diagnóstico


O diagnóstico é feito na consulta médica, após o exame físico local. As vezes é indicado exames complementares para afastar causas de constipação, doenças inflamatórias ou afastar diagnósticos diferenciais de doenças sexualmente transmissíveis.


Tratamento


O tratamento clínico é efetivo na grande maioria das vezes, com mudanças na alimentação, nos cuidados locais e uso de medicação tópica. A mais utilizada é o Diltiazem, que causa um relaxamento na musculatura anal, levando a redução da dor e cicatrização da fissura. Alguns pacientes são levados ao tratamento cirúrgico por falha da terapia clínica. A melhor técnica varia de acordo com a necessidade de cada caso, sendo mais comuns a Fissurectomia, Esfincterotomia, Retalho cutâneo e a aplicação de Toxina Botulínica.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page