• Dra. Nathália Lins Pontes Vieira

O que faz um Coloproctologista?

Atualizado: 23 de jun. de 2020

A Coloproctologia é uma especialidade médica cirúrgica que trata das doenças do intestino, canal anal e ânus. Apesar de ser um cirurgião, o médico(a) Coloproctologista também realiza tratamento clínico dessas doenças, além de seus exames diagnósticos.

Para se formar como Coloproctologista, após a faculdade de medicina é preciso cumprir dois anos de residência médica em Cirurgia Geral, e mais dois anos de residência médica em Coloproctologia. São no mínimo dez anos de estudo e dedicação. Depois dessa longa etapa, e após preencher alguns critérios, podemos nos candidatar a prova de título de especialista diante a Sociedade Brasileira de Coloproctologia. Com a aprovação no processo de análise curricular, experiência profissional, provas teóricas e escritas, recebe-se a titulação.


A Coloproctologia em si é uma especialidade recente, antes muito atribuída a gastroenterologistas ou cirurgiões gerais. Mas o avanço dos estudos das doenças e tratamentos trouxe muito conhecimento, e exigiu uma nova especialidade para essa disciplina.


Apesar disso, existem muitos médicos sem formação específica que se intitulam como coloproctologistas, o que traz certo prejuízo ao atendimento à população. Por isso, procure um médico com o Título de Especialista para se consultar.


#dranathalialpvieira #coloproctologia #coloproctologista #medicina #saude #cirurgia #cirurgiacolorretal #colorectalsurgery

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo